aculdade FATECH

Comissão Própria de Avaliação

Projeto

Desde 2004, um processo contínuo de avaliação foi implantado na FATECH, usando indicadores que consideram aspectos relativos ao conjunto da instituição, tendo como enfoco inicial o curso de graduação - Bacharel em Teologia e pós-graduações e, como perspectiva, a progressiva análise da instituição como um todo e uma institucionalização do processo em médio prazo.

O processo de auto avaliação da FATECH é composto por aspectos, que, buscam promover o contínuo pensar sobre a qualidade da Faculdade, visando possibilitar a identificação das principais fragilidades e potencialidades relativas ao ensino, permitindo, assim, a definição de prioridades, metas a alcançar e ações a serem desenvolvidas.

Nessa etapa do processo avaliativo, busca-se observar prioritariamente as necessidades, efetivas de cada curso, permitindo uma reflexão sobre os problemas, com base no que seria ideal conseguir.

O Projeto de Auto Avaliação Institucional constitui-se, assim, no elemento-chave para a transformação positiva da realidade, permitindo uma visualização efetiva dos esforços necessários para se buscar a qualidade institucional. Finalmente, é preciso destacar a pretensão em atender aos princípios de transparência e continuidade, incentivando a meta-avaliação do processo, bem como ampla divulgação dos resultados alcançados, como valores sólidos da IES.

A Avaliação Institucional constitui-se no processo de acompanhamento da vida acadêmica, o que supôs a análise simultânea de suas esferas de atuação: ensino, pesquisa e extensão. As esferas Ensino – Pesquisa - Extensão constituem a essência das atividades da FATECH, numa busca incessante de equilíbrio da valoração das atividades de cada componente e de unidade entre eles.

Entende-se por avaliação institucional o processo permanente de reflexão sobre as ações desenvolvidas pelo corpo administrativo e pedagógico, visando a excelência do ensino, o aperfeiçoamento da formação profissional e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. Mas, a Avaliação Institucional não deve ficar restrita apenas ao administrativo, mas deve levar em consideração o conjunto de aspectos indissociáveis das múltiplas variáveis necessárias a sua realização, isto é, ao ensino ministrado, à produção acadêmica e à sociedade.

Dimensões

Conforme estabelece o Artigo 3º da presente Lei do SINAES, dez dimensões institucionais devem ser consideradas na avaliação da qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES), que, resumidamente são: a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a política de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; organização da gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes; sustentabilidade financeira e outras que a instituição julgar relevantes a sua característica. Então, a partir desse momento, os princípios norteadores dessas dimensões devem balizar a elaboração do Projeto de Auto Avaliação da Instituição.

Os princípios mais importantes da Auto Avaliação Institucional que explicam a natureza deste processo, sua necessidade para o desenvolvimento institucional e razão de ser, são expressos pelos objetivos fundamentais de Auto Referência, Auto-análise e Auto desenvolvimento.

Priorizando os indicadores internos que são relevantes para desenvolvimento da instituição, os objetivos a serem atingidos de acordo com a metodologia de pesquisa adotada são identificar, analisar e entender a realidade institucional utilizando-se de indicadores internos e externos, com ênfase nos indicadores internos, construídos de forma participativa e valorizando a análise histórica de outros momentos avaliativos vividos na instituição.

Como instituição que se propõe a viver um processo de Auto Avaliação Institucional a FATECH planeja as etapas desse processo a fim de alcançar sucesso, sendo estas: preparação; elaboração do projeto; de organização do processo; de condução do processo; resultados e informes; validação e plano de ações.

A ênfase do processo avaliativo é qualitativa, pois tem o propósito de entender processos de construção da realidade de um grupo social mediante coleta e interpretação em profundidade e detalhada a fim de detectar comportamentos sociais e práticas cotidianas. A técnica qualitativa é combinada à quantitativa através da utilização de dados secundários sobre a Faculdade e seus membros. O princípio da flexibilidade é assegurado em um processo qualitativo como o proposto neste trabalho, uma vez que ajustes durante o processo se fazem necessários, evidentemente sem comprometer os propósitos maiores do processo avaliativo.

Metodologias

A Avaliação Institucional da FATECH em suas diversas esferas de atuação: ensino, pesquisa, extensão e gestão, em todas as instâncias da FATECH, vem sendo conduzida como um processo permanente, democrático e participativo de acompanhamento da vida acadêmica.

O projeto de Avaliação, visou atender às funções de: Construção de uma consciência institucional, através da promoção, estimulação e implementação de mecanismos e procedimentos avaliativos, em todas as instâncias da Faculdade capazes de subsidiar processos de auto-gestão, em que os resultados obtidos forneçam, continuamente, subsídios necessários à reflexão e revisão de políticas, programas e projetos acadêmico-institucionais.

O Projeto de Auto Avaliação Institucional, proposta e elaborada sob a coordenação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da FATECH, deixa claro que é preciso tornar significativo o processo de Auto Avaliação Institucional, e para isso baseia-se em questões referentes a cada uma das dimensões a avaliar através das principais funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

Tais funções visam, concomitantemente: à garantia de autoconhecimento; à participação da comunidade e socialização de informações; à criação de subsídios aos avaliadores externos e à comunidade para revisão de políticas, programas e projetos institucionais. O desenvolvimento das atividades acadêmicas de avaliação e acompanhamento institucional é permanente. Desde a sensibilização da comunidade interna e externa para o tema até a análise dos seus resultados. Seminários temáticos serão apresentados nas reuniões pedagógicas, administrativas, estudantis e da equipe gerencial, para a elaboração de instrumentos de avaliação e discussão dos seus resultados. Serão divulgadas as informações de toda programação da avaliação através do site da instituição (www.faculdadefatech.br), apresentação em slides, cartazes e panfletos.

É preciso ainda ressaltar que a responsabilidade e o compromisso na realização da Auto-Avaliação na FATECH é da Comissão Permanente de Avaliação, bem como a elaboração do Relatório Final e sua posterior divulgação.

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